Pular para o conteúdo

PROJETOS

Olhares das Juventudes

O Projeto Olhares das Juventudes, promovido pela SIGNIS Brasil Jovem em parceria com a Agência SIGNIS de Notícias, tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento do senso crítico e da formação humana de
jovens comunicadores da Igreja Católica no Brasil, proporcionando formação técnica com vista a produção comunicacional teoricamente embasada e tecnicamente eficiente.

O projeto é dinâmico, permitindo a sua execução em diversos âmbitos, de acordo com as urgências de cada tempo. Em 2023, iluminados pela Campanha da Fraternidade 2023, da CNBB, os jovens estão produzindo conteúdos comunicacionais sobre as diversas questões da fome na realidade brasileira e mundial.

A metodologia do projeto segue a sequência metodológica do ver, julgar e agir: VER – Realização de uma roda de conversa entre especialistas e equipes sobre os temas propostos. JULGAR – Aprofundamento do tema e busca de respostas para os temas propostos. AGIR – Produção e divulgação de conteúdo.

Ao final de cada etapa, são produzidas reportagens, podcast e materiais para redes sociais.

Programa Brasile-se

O Programa Brasile-se é o programa brasileiro da Rádio Lio produzido por 6 jovens integrantes da SIGNIS Brasil Jovem. A Rádio Lio é uma rádio feita por jovens e para jovens. Participam jovens comunicadores de 11 países latino-americanos e caribenhos, membros da Associação Católica Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (SIGNIS ALC). 

A iniciativa faz parte do programa de formação em Produção para uma Rádio Comunitária e Cidadã “La Chispa de la Palabra”, organizado com o apoio da Associação Latino-Americana de Educação Radiofônica (ALER) e do Centro de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina ( CIESPAL).