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SIGNIS Brasil e CNBB discutem planejamento de campanhas e pautas conjuntas em parceria estratégica

A tarde do primeiro dia do Encontro Nacional de Rádios e TVs de Inspiração Católica foi marcada por uma reflexão aprofundada sobre o planejamento de campanhas e pautas conjuntas entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Associação Católica de Comunicação SIGNIS Brasil. O espaço foi facilitado por Osnilda Lima, assessora da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, e pelo padre Arnaldo Rodrigues, assessor de imprensa da Conferência Episcopal.

Parceria como alicerce

De acordo com o padre Arnaldo Rodrigues, a parceria entre SIGNIS Brasil e CNBB busca alinhar os objetivos das duas organizações às necessidades da Igreja no contexto atual. “O grande princípio desta parceria é fomentar a conscientização sobre temas sociais e religiosos que impactem a sociedade. Este alinhamento é fundamentado em princípios do Evangelho e na centralidade da pessoa humana, promovendo uma comunicação criativa, ética e comprometida com a evangelização e a cidadania”, pontuou.

Osnilda Lima, assessora da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, e padre Arnaldo Rodrigues, assessor de imprensa da Conferência Episcopal. Foto: Franklin Machado/SIGNIS Brasil.

Destaques do planejamento
Já Osnilda Lima ressaltou os eventos e campanhas que marcam esta parceria. Entre eles estão:

  • Campanha da Fraternidade e Campanha para Evangelização.
  • Jubileu da Esperança 2025, alinhado às novas diretrizes do Plano de Evangelização da Igreja no Brasil (2025-2030).
  • Dia Mundial das Comunicações.
  • Mutirão de Comunicação, com iniciativas integradas em todo o país.
  • Encontros nacionais voltados à Pastoral da Comunicação (Pascom) e missionários digitais.
  • Assembleia Geral dos Bispos do Brasil.

Segundo Osnilda, a execução destas campanhas e a divulgação dos eventos incluem a produção de conteúdos multimídia (vídeos, podcasts, gráficos e textos), com distribuição em TV, rádio e redes sociais. Ela destacou ainda a ênfase na mobilização de comunicadores da SIGNIS e da CNBB para ampliar o alcance das iniciativas.

Outra informação relevante é a mensuração do impacto das campanhas, avaliado por meio de métricas digitais, como engajamento, visualizações e compartilhamentos, além de feedbacks qualitativos das comunidades. Esses dados orientarão os ajustes para as campanhas futuras, garantindo maior relevância e eficiência.

O momento foi encerrado com um diálogo entre assessores e participantes sobre outros pontos de convergência e articulação entre as instituições, como o ‘Programa Igreja em Saída’ e as reuniões mensais de planejamento e pautas.