Pular para o conteúdo
Início » São Paulo sedia encontro do curso Chama da Palavra

São Paulo sedia encontro do curso Chama da Palavra

A SIGNIS Brasil Jovem promove, entre os dias 22 e 25 de agosto, o encontro presencial do Curso de Formação em “Rádio Digital, Comunitária e Cidadã Chama da Palavra”. Ao longo de todos os dias, os jovens comunicadores serão inseridos em etapas de formação, produção e partilha de conteúdos para a promoção da cultura da paz.

Nesta sexta-feira(22), durante o primeiro dia do curso, os jovens comunicadores de diversas regiões do Brasil participaram de um momento de integração e troca entre os participantes, fortalecendo os laços criados na etapa virtual. Durante a dinâmica, que consistiu em apresentar palavras que representem suas expectativas para o momento presencial, surgiram expressões como “esperança”, “alegria” e “obstinação” para definir o momento.

Primeira turma do curso “Chama da Palavra”

Dando continuidade, os grupos tiveram a oportunidade de socializar os podcasts produzidos durante a etapa online do curso. As produções, que abordam temas como cultura da paz, ecologia integral e Laudato Si, foram ouvidas e discutidas entre os jovens, promovendo um rico intercâmbio de ideias e experiências.

Durante a tarde, a turma pôde conhecer de perto o trabalho da Missão Paz, localizada no bairro Liberdade, em São Paulo. O espaço oferece assistência e acolhimento para migrantes e refugiados de diversas nacionalidades.  Como parte da atividade prática, os jovens comunicadores também puderam conhecer a história sobre o surgimento da iniciativa e os desafios enfrentados. 

Para finalizar o dia, os jovens acompanharam o programa brasileiro da Rádio Lio: “Abaporú”, apresentado por Franklin Machado e Bárbara Marques. Na ocasião, foram entrevistados representantes dos grupos Conectando Vozes e Ventos do Litoral, que partilharam um pouco de suas experiências e expectativas.O presidente da SIGNIS Brasil, Alessandro Gomes, falou sobre a inspiração em realizar o Chama da Palavra aqui no Brasil.

 “O principal objetivo do projeto é acender a chama nas pessoas e colocar todas as vozes para falar juntos uma mesma linguagem. Mostrar um Brasil Plural, dentro de um único espaço”, disse o presidente.

Além dele, o secretário executivo da SIGNIS Brasil, Sérgio Gheller, comentou sobre o sonho de realizar a versão brasileira do “La chispa de la palabra”, buscando apoio para que tudo acontecesse da melhor forma possível. Também salientou as expectativas sobre a continuidade do curso. 

Primeiro dia é concluído com participação na Rádio Lío

Um momento místico preparado pelos próprios jovens encerrou a primeira noite de encontro, que segue até o próximo domingo (25/08).

Acompanhe as atividades também pela página da SIGNIS Brasil no instagram.