Pular para o conteúdo
Início » Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, SIGNIS Brasil, Pascom Brasil e emissoras de Rádio e TV de inspiração católica se reúnem em São Paulo

Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, SIGNIS Brasil, Pascom Brasil e emissoras de Rádio e TV de inspiração católica se reúnem em São Paulo

  • Sérgio 

Gestores de emissoras de Rádio e TV de inspiração católica estiveram reunidos em São Paulo para definir os rumos da comunicação eclesial para os próximos anos

Escrito por Angelica Lima

Caminhar em Sinodalidade: atendendo a este chamado do Papa Francisco, a Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, SIGNIS Brasil, Pascom Brasil e emissoras de Rádio e TV de inspiração católica estiveram reunidos na última segunda-feira, 4 de dezembro, para discutir a comunicação católica no Brasil.

O encontro aconteceu na Faculdade Paulus de Comunicação – Fapcom, na capital paulista. Pela manhã, o encontro reuniu os gestores das Rádios, e à tarde das emissoras de televisão, todas elas representadas, TV Imaculada, TV Evangelizar, Canção Nova, TV Aparecida, TV Pai Eterno, TV Horizonte, TV Nazaré, TV Século 21 e TV Bom Jesus da Lapa.

Durante o encontro os participantes refletiram sobre o Sínodo sobre a Sinodalidade, Jubileu 2025, Jubileu 2031 – Guadalupano, Jubileu 2033 – Morte e Ressurreição de Jesus, 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, 8º Encontro da Pascom, a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, Campanha da Fraternidade 2024 (60 anos) e 2025 e Campanha para a Evangelização 2023.

O presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação, o bispo de Campo Limpo, SP, Dom Valdir de Castro, lembrou que exatamente no dia do encontro, o Decreto Inter Mirifica do Concílio Vaticano II completava 60 anos. O texto trata dos meios de comunicação social e marca a primeira vez que a Igreja abordava o tema em seus documentos: “A gente pode dizer que este encontro celebra a alegria deste documento, onde a Igreja reconhecia os meios de comunicação. Depois deste documento a Igreja começou a olhar de forma muito positiva para os meios de comunicação. E estamos conscientes de que a Igreja existe para evangelizar, ela nasceu do mandato de Jesus Cristo. E todos nós da comunicação temos a missão de evangelizar. Lembrando que evangelizar é comunicar. E a gente não evangeliza de forma solitária, estamos neste processo sinodal, que é um desafio para os meios de comunicação”, afirmou.

O presidente da SIGNIS Brasil, Alessandro Gomes afirmou que esses encontros são muito importantes para definir os caminhos da comunicação católica na Igreja do Brasil, especialmente, a possibilidade de os veículos de comunicação de inspiração católica caminharem em sinodalidade: “Esses dois encontros foram muito produtivos. Discutimos temas que afetam diretamente o dia a dia das emissoras de rádio e televisão, mas também a necessidade de trabalharmos na intenção de atender todo o povo, mas em especial os mais necessitados. Outro ponto que chamou a atenção foi a necessidade de uma sinodalidade cada vez mais intensa, pois assim seremos mais fortes e evangelizaremos com mais eficiência”, destacou Alessandro.

Nelson Henrique, gerente de comunicação da Rede Imaculada destacou a relevância do encontro enquanto meio de partilha e comunhão entre os evangelizadores: “Um momento de partilha e comunhão como este amplia a forma de compreender a evangelização no Brasil, e o verdadeiro sentido do nosso trabalho enquanto meio de comunicação”, afirmou.

O Decreto Inter Mirífica

O Decreto inter mirifica institucionaliza a comunicação social na Igreja Católica. É o segundo dos dezesseis documentos publicados pelo Vaticano II. Aprovado a 4 de dezembro de 1963, assinala a primeira vez que um concílio geral da Igreja se volta para a questão da comunicação. Pela primeira vez , um documento universal da Igreja assegura a obrigação e o direito de ela utilizar os instrumentos de comunicação social. Além disso, o Inter Mirifica também apresenta a primeira orientação geral da Igreja para o clero e para os leigos sobre o emprego dos meios de comunicação social.

Assegura o decreto, pela primeira vez num documento universal da Igreja, a obrigação, no dever de pregar a Boa Nova e o direito inato de a Igreja usar os instrumentos de comunicação social, “necessários e úteis para a formação cristã e para qualquer atividade empreendida em favor da salvação do homem” (IM 3).

Para mais detalhes, acessar: https://www.miliciadaimaculada.org.br/institucional/rede-imaculada-participa-encontro-organismos-comunicacao-igreja-brasil