Pular para o conteúdo
Início » SIGNIS participa de reunião da ABERT em Brasília

SIGNIS participa de reunião da ABERT em Brasília

  • Sérgio 

Encontro reuniu empresários e radiodifusores e contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Pelo menos 50 radiodifusores participaram, na última terça-feira (15/08), de um encontro organizado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT). O evento contou com a presença do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. A SIGNIS Brasil foi representada pelo vice-presidente da associação, Geizom Sokacheski e pelo coordenador do setor Rádio, Felipe Zangari.
Geraldo Alckmin destacou a importância da liberdade de imprensa e de expressão para o desenvolvimento da sociedade, citando o famoso escritor francês Victor Hugo: “o diâmetro da imprensa é o diâmetro da civilização. Onde tem civilização, tem imprensa”. O vice-presidente reforçou o compromisso do governo em apoiar a pauta da radiodifusão, ressaltando que é dever do Estado garantir a lealdade concorrencial e um ambiente propício para o crescimento do setor.
Para a SIGNIS BR, a participação no evento é bastante significativa, considerando que já há algum tempo mantém um bom diálogo com a ABERT. Geizom Sokacheski, que atua com conselheiro superior, da câmara de televisão da associação, vê o encontro de forma muito positiva, pois “foram partilhadas as atividades que a ABERT vem desenvolvendo durante o ano, com os indicadores de ações em andamento ligadas à radiodifusão”.
Para Felipe Zangari, “a presença da SIGNIS na ABERT é resultado de uma conquista histórica”, pois é a principal instância de representação do rádio e da TV no Brasil. A organização congrega as associações estaduais e os principais grupos de rádio e televisão do país, sendo um canal de diálogo com as instâncias regulatórias do governo.
“Nós sabemos da força das gigantes de tecnologia que atuam no mercado como empresas de mídia, mas estão dispensadas de muitas obrigações e de muitas regulações que o nosso setor de rádiodifusão enfrenta. Então, para a SIGNIS é necessário acompanhar de perto e ter a possibilidade de contribuir nessas discussões. Faz com que a mídia católica tenha voz ativa na definição das políticas públicas e no acompanhamento daquilo que acontece no nosso setor”, afirma Zangari.
Sobre a simetria regulatória, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, enfatizou esta necessidade entre as plataformas digitais e as emissoras de rádio e TV. Ele destacou a importância da responsabilização das plataformas digitais e defendeu a remuneração das “big techs” pelo conteúdo jornalístico veiculado na internet. Segundo Resende, é fundamental que “as plataformas digitais tenham os mesmos direitos e deveres da radiodifusão”, garantindo assim uma concorrência justa e equilibrada no mercado de comunicação.

Por Cleo Nascimento

Foto: Felipe Zangari – SIGNIS RÁDIO, Geizom Sokacheski – SIGNIS BRASIL, Geraldo Alckmin – presidente da república em exercício, Marco Antonio Gomes – RBS afiliada Globo, Antonio Alves – TV Morena afiliada Globo e Phelippe Daou Netto – Rede Amazônica afiliada Gl (foto por SIGNIS BR)

Fonte: www.agenciasignis.org.br/