Pular para o conteúdo
Início » Voz da Igreja universal e africana brilha na Conferência de SIGNIS em Kampala

Voz da Igreja universal e africana brilha na Conferência de SIGNIS em Kampala

  • Sérgio 
Profissionais dos media católicos presentes na Conferência de SIGNIS África em Kampala, Uganda, exploram meios para desenvolver novas estratégias para uma efectiva e eficiente reportagem sobre os migrantes e refugiados, criando também parcerias com a sociedade civil.

P. Paul Samasumo – Kampala

A Conferência Africana da SIGNIS para os Media Católicos a decorrer em Kampala, Uganda, teve a oportunidade de ouvir a voz da Igreja, dos funcionários do Governo de Uganda e da sociedade civil de Uganda que trabalham com migrantes e refugiados.

Do ponto de vista universal, a palestra do Cardeal Michael Czerny, intitulada “A visão do Papa Francisco sobre a migração e os refugiados: lições para os agentes dos media” foi lida por uma funcionária do Dicastério Vaticano para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, a Dra. Mercedes De La Torre.

Segundo a mensagem do Cardeal Czerny, os media católicos podem desempenhar um papel importante contribuindo para uma forma de comunicação que não seja hostil, mas antes favoreça um diálogo respeitoso.

‘Um léxico africano’

Falando em nome do SECAM (Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar), Dom Emmanuel Badejo, da Nigéria, pediu aos media católicos africanos que considerem o desenvolvimento de novas estratégias de comunicação para falar e escrever sobre migrantes e refugiados, incluindo a criação de um léxico africano diferente dos habituais estereótipos dos media ocidentais.

Representantes do Governo de Uganda partilharam como as políticas do País sobre os refugiados são informadas pelo que é conhecido como Estrutura Abrangente de Resposta aos Refugiados.

Representando a sociedade civil de Uganda, o projeto de Lei dos Refugiados da Escola de Direito da Universidade de Makerere fez um apelo apaixonado à Igreja Católica em África para criar mais parcerias assinando Memorandos de Entendimento com a sociedade civil para beneficiar migrantes e refugiados.

Eles disseram que a sua pesquisa revelou que mais poderia ser feito pela Igreja na área de aconselhamento e trauma para migrantes e refugiados.

Além das discussões, os profissionais dos media católicos africanos visitaram e rezaram pelos migrantes e refugiados no Santuário dos Mártires de Uganda.

Fonte: Vatican News

Original em: https://www.vaticannews.va/pt/africa/news/2023-07/voz-da-igreja-universal-e-africana-brilha-na-conferencia-de-sign.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=NewsletterVN-PT