Pular para o conteúdo
Início » Com projetos em andamento, SIGNIS Brasil avança na comunicação católica

Com projetos em andamento, SIGNIS Brasil avança na comunicação católica

  • Sérgio 

Reunidos on-line, representantes da associação prestaram contas e partilharam a realidade de seus respectivos setores.

Membros da diretoria da SIGNIS Brasil e representantes dos diversos Setores da organização participaram de uma reunião online, na manhã desta sexta-feira (7), para a prestação de contas de cada setor e discutir a realidade da associação para a comunicação. O encontro foi conduzido pelo presidente da SIGNIS BR, Alessandro Gomes, acompanhado pela diretoria-executiva: Angelica Lima (Secretária), Sergio Gheller (Gestão Financeira), Jessica Maia (Tesoureira).
Durante o encontro, cada representante teve a oportunidade de relatar o andamento das atividades em seu respectivo setor. Franklin Machado, representando o Setor Jovem da SIGNIS, destacou o crescimento do grupo e os trabalhos desenvolvidos por seus integrantes, com destaque para o projeto “Olhares da Juventude”. Essa iniciativa visa promover o debate e a reflexão sobre o impacto da pandemia da fome nas questões sociais brasileiras, a partir de conteúdos comunicacionais produzidos sob a ótica da Campanha da Fraternidade 2023.
O Setor de Rádio, coordenado por Felipe Zangari (Brasil Campinas), já realizou, neste ano, sete reuniões que resultaram em projetos a serem iniciados neste semestre.  Além de apresentar questões relacionadas à situação das emissoras, o jornalista  manifestou a intenção de organizar eventos formativos e gratuitos para os meios associados à SIGNIS.
O primeiro semestre de 2023 também foi bastante movimentado para as TVs católicas, que realizaram transmissões conjuntas, como a Assembleia Geral da CNBB e a missa do Dia Mundial das Comunicações. O grupo coordenado por Nelson Batistote (Milícia da Imaculada) também reserva propostas para impulsionar e promover o setor.
Responsável pela Educomunicação, Ir. Helena Corazza, apresentou os desafios para visibilizar este campo de estudo, e mencionou a necessidade de empenho para a criação de um repositório de pesquisas sobre o tema. Também a Agência SIGNIS esteve representada pela editora, Cleonice Nascimento. Em breve, o portal de informações deve contar com um conselho consultivo, além de maior interação dos respectivos setores.
Por fim, Sérgio Gheller prestou contas sobre as finanças da associação, apresentado um relatório detalhado da situação econômica e recursos da entidade.
A reunião foi marcada pela troca de informações e pela demonstração do compromisso de cada setor em contribuir para a missão da SIGNIS Brasil. Segundo Alessandro Gomes, estes encontros devem acontecer periodicamente para que não se perca o espírito de unidade entre os membros e setores da associação. Ele também enfatizou a importância da entidade continuar sua caminhada em sinodalidade com a Igreja, frente aos desafios da sociedade.
Por Cleonice Nascimento.
Fonte: https://www.agenciasignis.org.br/