Pular para o conteúdo
Início » Livro sobre reforma da mídia do Vaticano é apresentado em Roma

Livro sobre reforma da mídia do Vaticano é apresentado em Roma

  • Sérgio 
A obra “Do Concílio à web – A comunicação vaticana e o avanço da reforma” ganhou prefácio do Pe. Federico Lombardi e foi escrita por Angelo Scelzo, ex-vice-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé e também do jornal L’Osservatore Romano.
Andressa Collet – Vatican News

O prefeito do Dicastério para a Comunicação do Vaticano, Paolo Ruffini, participa nesta terça-feira (13) de evento de lançamento do livro “Do Concílio à web – A comunicação vaticana e o avanço da reforma”, de Angelo Scelzo, publicado pela Livraria Editora Vaticana (LEV). Na Sala Jubileu da Universidade Lumsa, em Roma, além do representante da mídia vaticana também estarão analisando a obra: Francesco Bonini, reitor da Universidade Lumsa; cardeal Matteo Maria Zuppi, arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana; Padre Federico Lombardi, presidente da Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Bento XVI que fez o prefácio do livro; e os editorialistas Marco Tarquinio, do jornal católico italiano “Avvenire”; e Gabriele Romagnoli, do jornal itailano “La Repubblica”. O autor se fará presente no local, com a moderação da correspondente em Roma da Televisa do México, Valentina Alazraki.

O livro de 440 páginas, disponível em língua italiana, oferece um exame abrangente da reforma da comunicação do Vaticano e de suas ferramentas, traçando as várias fases históricas desde o Concílio Vaticano II até o Pontificado de Francisco, com o uso cada vez maior das mídias sociais. O autor oferece seu ponto de vista sobre as transformações que ocorreram e as que estão em andamento como um observador qualificado, sendo um dos jornalistas mais admirados da história da Igreja contemporânea e tendo ocupado cargos de responsabilidade em várias instituições, como, por exemplo, do jornal diário vaticano “L’Osservatore Romano”, da Sala de Imprensa da Santa Sé e do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. Como antecipa a apresentação, “uma história que permanece aberta, na qual a continuidade é garantida pela fidelidade à missão da Igreja, da qual a comunicação é parte integrante”.

Imagem: Papa nos estúdios da Rádio Vaticano, durante visita aos funcionários em maio de 2021  (Vatican Media)

Fonte: vatican.va