Pular para o conteúdo
Início » Falar com o coração é tema de Seminário

Falar com o coração é tema de Seminário

  • Sérgio 

Para celebrar o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, Paulinas Cursos –  Sepac Paulinas (Serviço à Pastoral da Comunicação) realizou o III Seminário de Comunicação, online, nos dias 9, 10 e 11 de maio, com o tema “Falar com o coração”.  ‘Testemunhando a verdade no amor’ (cf. Ef 4, 15)”, das 19h45 às 21h30. O evento, gratuito,  foi realizado de forma remota com transmissão pelo  YouTube e Facebook Paulinas Cursos e Paulinas Brasil, com 486 inscritos e significativa participação de todo o Brasil. No terceiro dia o formato foi hibrido, também de forma presencial no Auditório Paulo Apóstolo, em São Paulo, capital. O seminário aprofundou a mensagem do Papa Francisco, “Falar com o coração” em diferentes olhares e representatividades, para evidenciar a comunhão para uma cultura de Paz, colocando a comunicação a serviço da vida e da solidariedade.

No dia 9, terça-feira, o tema  “Jornalismo – o que é a verdade?”, provocando a reflexão com o professor. Dr. Rovilson Robbi Britto e  mediação da  Dra. Ir. Joana T. Puntel, das Irmãs Paulinas. O autor discorreu sobre o tema da verdade, inicialmente, conceituando e depois trazendo na prática do jornalismo, que se ocupa com a produção de notícias. Abordou problemáticas atuais no sentido da desinformação ou produção e disseminação de notícias falsas e respondeu a muitas questões dos internautas. O conteúdo pode ser acessado no vídeo abaixo:

 

Algumas manifestações dos internautas como Lê que acompanhou da  cidade de Santarém (PA): “Uma fala cheia de verdades e instigadora. Que comunicação queremos, hoje?!!! Parabéns, professor”.  Nice Silva diz: “​Concordo plenamente com a desconstrução dessa cultura de ódio, mas acredito que depende de cada um de nós usarmos bom senso e não partilharmos determinadas  mensagens”. Josefa Soares afirma:  “Gostei da frase que vocês colocaram como fundo: ‘a boca fala do que está cheio o coração’. Falar com o coração sim, mas tanto o amor quanto o ódio vem do coração. Então, precisamos curar o coração”.

Falar com o coração na caminhada sinodal

O dia 10 de maio abordou o aspecto da mensagem do papa FranciscoFalar com o coração na caminhada sinodal” com Cristiane Murray,  Vice-diretora da Sala de Imprensa do Vaticano e mediação do jornalista Fernando Geronazzo, assessor de Imprensa da Arquidiocese de São Paulo. Cristiane falou de sua experiência pessoal em acompanhar diversos sínodos, entre eles, o Sínodo da Amazônia, e abordou a temática da caminhada sinodal, contando a experiência de sinodalidade realizada com os funcionários do Dicastério da Comunicação no Vaticano e interagiu com os internautas respondendo a questões e apreciações. O conteúdo pode ser conferido no vídeo abaixo:

 

 Algumas contribuições como de Ricardo Gomes, assessor de imprensa da Diocese em Campos do Goytacazes (RJ), que considerou o seminário “Excelente” em suas temáticas e afirma:”​Ser Igreja comunicando bons testemunhos de vida e sempre escutar com. coração e em especial buscando ver através das lições que muitas pessoas conseguem comunicar”. Por sua vez, Rafaela Magagna, diz: “Acho que falar ao coração tem muito a ver com empatia também, saber se colocar no lugar da pessoa que está recebendo suas palavras e se preocupar com a forma que elas vão impactar tal pessoa”. Giovani Menck​ parabeniza Paulinas Cursos pelo evento e agradece a Cristiane Murray pela partilha. Marly Palmieri dos Prazeres também dá os parabéns e diz: “está sendo maravilhoso beber nessas fontes para enriquecer nossos conhecimentos”.

Falar com o coração, testemunhando a verdade no amor

O dia 11 de maio abordou o tema da mensagem “Falar com o coração. Testemunhando a verdade no amor (cf. Ef 4,15)” em três olhares: Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para Região Sé; Angélica Lima, Jornalista (Rede Imaculada) e secretária de SIGNIS Brasil com o olhar do laicato e Padre Antonio Iraildo Alves de Brito, SSP – Diretor da Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM). A mediação foi da Dra. Ir. Helena Corazza, FSP.

Abrilhantou o evento a cantora Andreia Zanardi do grupo Cantores de Deus, Paulinas Comep. Confira o vídeo abaixo:

 

Para a internauta Maria Terezinha Zanin Giombeli​. “Falar com o coração, a receita da medida  para não nos arrependemos do que falamos. Excelentes palavras dos palestrantes desta live!”.  O Wellington Pereira agradece e diz que falar e ao coração faz os comunicando-se vislumbrar um imenso horizonte. Cleo Nascimento de Santarém (PA) diz: “Obrigado a todos pelas palavras e importantes contribuições para a comunicação a serviço de uma cultura de paz”.  Giovani Menck​ também agradece ”a  todos que se incumbiram da realização deste maravilhoso Seminário, e hoje, fechando com chave de ouro. Gratidão. Parabéns”.

O III Seminário de Comunicação – SEPAC Paulinas – é uma realização de Paulinas Cursos com a parceria de SIGNIS Brasil e FAPCOM; apoio da Arquidiocese de São Paulo e Pascom Brasil. Para a diretora de Paulinas Cursos e apresentadora do evento, Ir. Rosa Maria Ramalho, “Este III Seminário de Comunicação foi, sobretudo, uma experiência de comunhão entre as diversas instituições que tem a comunicação como missão e paixão.  A mensagem para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais foi muito inspiradora neste sentido, pois ‘Falar com o coração’ não é algo mecânico, mas passa por um processo de conversão para o diálogo e a comunhão”.