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Curso capacita para ações em educomunicação

  • admin 

Luís Henrique Marques*

Elevar a qualidade da formação de profissionais de educação básica do Estado do Ceará; preparar e compartilhar experiências práticas relacionadas ao contexto da educomunicação e favorecer a elaboração de projetos educomunicativos, por meio do desenvolvimento de uma atitude proativa e da cultura da autoria, em atividades docentes com caráter disciplinar. Nisso consistem os objetivos principais do Curso e Capacitação em Educomunicação – Nova práticas metodológicas na escola pública, uma promoção da Célula de Educomunicação do Instituto UFC Virtual em parceria com o Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará.

A proposta do curso foi apresentada em artigo elaborado por Cátia Luzia Oliveira da Silva, Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante e Francisco Herbert Lima Vasconcelos, membros do Instituto UFC Virtual, locado na Universidade Federal do Ceará (UFC), campus do Pici, em Fortaleza. Segundo os autores, o curso é resultado de experiências vivenciadas na disciplina optativa sobre a temática da Educomunicação, oferecida a alunos do curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais.

De natureza teórico-prática e modalidade semipresencial, o curso possibilita aos seus participantes “uma vivência diferenciada da prática educomunicativa”, além de combinar momentos de aprendizagem a distância com momentos de aprendizagem presencial, nesse último caso, especialmente por meio de oficinas sobre temas como contos digitais, podcasts, fanzines e fotografia científica. As atividades presenciais são realizadas no Centro de Educação a Distância da cidade de Sobral. Já para as atividades a distância, é utilizada a plataforma de aprendizagem SOLAR 2.0 por meio da qual os alunos publicam material multimídia produzido ao longo do curso.

Ainda de acordo com Cátia Silva, Andrea Pinheiro e Francisco Vasconcelos, a avaliação dos participantes é feita na perspectiva formativa, segundo a qual o aluno é avaliado por sua participação em cada etapa do curso. Isso implica ações avaliativas por meio das atividades, interações em discussões online, presença nos encontros presenciais e entrega dos produtos elaborados nas oficinas. Nesse sentido, para os membros do Instituto UFC Virtual, mais que avaliar competências, essa capacitação implica que a formação em educomunicação esteja “baseada em princípios dialógicos”, assim como deve “refletir sobre situações concretas, de modo que a ação-reflexão possibilite ao participante [na condição de professor da rede pública de ensino], instaurar novas práticas no cotidiano de sua sala de aula”.

Nota: Matéria redigida a partir do artigo “Curso de Capacitação em Educomunicação – Novas práticas metodológicas na escola pública”, de autoria de Cátia Luzia Oliveira da Silva, Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante e Francisco Herbert Lima Vasconcelos.

Foto: Atividade em expedição de estudo da Turma de 2019: aplicação de projeto educomunicativo (Arquivo pessoal)

*O autor é jornalista, editor-chefe da revista Cidade Nova e secretário da SIGNIS Brasil.