Pular para o conteúdo
Início » A evolução da organização do rádio católico no Brasil

A evolução da organização do rádio católico no Brasil

  • admin 

Hoje no Brasil existem cerca de 450 emissoras de rádio de inspiração cristã, a maioria delas ligadas à congregações ou dioceses. Cerca de 1/3 dessas emissoras são filiadas à SIGNIS Brasil e outro tanto à Rede Aparecida de Rádio, mas o grande desafio sempre foi de um trabalho mais conjunto coordenado, especialmente nos dias atuais quando há o grande risco do particularismo, de uma ação individualizada, distante do espírito de comunhão próprio da sinodalidade.

Ao longo da história, porém, aconteceram várias experiências de organização e de trabalho compartilhado a começar pela criação da RENEC, Rede Nacional de Emissoras Católicas, em princípios da década de 1960.

Rede Nacional de Emissoras Católicas – RENEC (1960)

Congregando inicialmente cerca de 70 emissoras de rádios de inspiração católica, em 1960 foi criada a Rede Nacional de Emissoras Católicas (RENEC) que por duas vezes atuaram de forma integrada, formando um “pool” para transmitir primeiro o Congresso Eucarístico Nacional de Curitiba (PR) e depois o Congresso Eucarístico Internacional de Munique, Alemanha.

Sua primeira convenção teve por sede o então estado da Guanabara e como anfitriã a Rádio Vera Cruz que não mais existe. De São Paulo a principal participante era a rádio 9 de Julho.

A Rádio Aparecida participou desta entidade estando presente, por exemplo, no Congresso Eucarístico de Curitiba e em outros eventos, houve romarias de radialistas a Aparecida, mas a RENEC aos poucos foi sendo desativada.

Surge a UNDA Brasil (1976)

Ao contrário do que se pode imaginar, UNDA não é uma sigla, mas uma palavra latina, que significa onda, sendo usada para indicar a forma de transmissão do rádio e da televisão. No Brasil a palavra foi usada junto com o termo oficial com “uma espécie de adaptação”: UNDA, União de Rádio Difusão Católica.

A UNDA era a associação de profissionais e de emissoras de rádio e televisão de orientação católica que englobava também outros meios na área da comunicação social. A UNDA era um organismo da Igreja Católica ligada ao Conselho Pontifício para os Meios de Comunicação.

Com sede na cidade de Bruxelas, Bélgica reunia em associações continentais e nacionais. Por isso, a UNDA/BR seguia os estatutos e regimentos gerais da associação, se reunindo a cada 4 anos numa assembleia, tendo reuniões periódicas e organizando ainda os congressos com participantes de todo o mundo.

No Brasil, a fundação da UNDA aconteceu no dia 28 de abril de 1976, depois de uma assembleia realizada no Rio de Janeiro. Sua sede foi instalada primeiramente em Porto Alegre (RS).

Como já acontiam encontros e atividades comuns por parte de diretores de emissoras de inspiração católica, desde os tempos da RENEC a chegada de UNDA/BR que se organizou em 10 regionais, já encontrou um campo propício para que um trabalho mais organizado pudesse acontecer.

A Rádio Aparecida também participou ativamente desta instituição, transmitiu em rede vários acontecimentos de Igreja e disponibilizando o seu sinal para a associação.

Rede Católica de Rádio (RCR)

A origem da RCR está ligada à entrada da Igreja na era do satélite para a transmissão radiofônica. Em 1992, a Rádio Aparecida fez contrato com a EMBRATEL para usar um canal de satélite ainda do sistema analógico. A ideia era reunir, a partir da Rádio Aparecida, uma rede de emissoras com o objetivo de evangelizar pelo rádio, partilhando conteúdo comum

A inauguração do sistema que passou a se chamar Igreja SAT aconteceu em 12 de outubro de 1992.

Na assembleia de fundação se decidiu que a gerência do projeto ficaria com a CNBB, com a UNDA e com a Rádio Aparecida e que seria lavrado um convênio regulador com as incumbências de todos os envolvidos.

O projeto era interessante, porém, foi inviabilizado pelos custos que eram altos e corriam todos por conta da Rádio Aparecida que arcava com o aluguel do satélite, além de produzir sozinha a grade de programação.

Depois desta iniciativa pioneira, no dia 10 de novembro de 1994, foi criada em São Paulo, a RCR, Rede Católica de Rádio com estatuto próprio, aprovado em assembleia. A RCR tinha o objetivo de promover a comunhão entre as emissoras, partilhando sua programação e outros conteúdos comuns.

Na assembleia de fundação ficou acertada a montagem de três bases geradoras regionais em Curitiba/PR (Rádio Clube – Fundação Marcelino Champagnat), Aparecida/SP (Rádio Aparecida – Fundação Nossa Senhora Aparecida) e Goiânia/GO (Rádio Difusora – Fundação Padre Pelágio).

Com o passar do tempo outras bases geradoras foram sendo agregadas, algumas de curta duração: Rede Paulus de Rádio, São Paulo; Rede América, de Belo Horizonte (MG); Rede Sul de Rádios, de Caxias do Sul (RS); Rede Canção Nova, de Cachoeira Paulista (SP); Rede Milicia Sat, de São Bernardo do Campo (SP), Rede Evangelizar, de Curitiba (PR) e Rede América, de Vitória (ES).

Criada para proporcionar agilidade, a RCR substituiu inicialmente a UNDA/BR, expandindo-se em conteúdos religiosos e jornalísticos produzidos e em eventos transmitidos como o V COMLA, Congresso Missionário Latino-Americano realizado em Belo Horizonte (MG).

O tempo promoveu um esvaziamento da RCR em sua finalidade até que em dezembro de 2022, em assembleia realizada em São Paulo, com a necessidade de fortalecer a SIGNIS/Brasil, e por serem dois instrumentos paralelos, optou-se pela sua extinção.

A Rádio Aparecida participou ativamente da RCR, sendo sua base geradora mais efetiva, produzindo todo o conteúdo jornalístico da Rede, tendo como afiliadas diretas cerca de 66 emissoras e em diversas gestões assumiu a sua presidência.

SIGNIS Brasil

Com a convergência das Mídias das últimas décadas, os organismos de Igreja, em nível mundial, passaram a repensar sua organização e articulação relativa à comunicação. Era preciso se unir para somar forças.

Neste contexto é que surgiu a SIGNIS Mundial, ligada ao Pontifício Conselho para a Comunicação, criada em 2001, a partir da fusão da OCIC (Organização Católica Internacional de Cinema), UNDA (União de Radiodifusão Católica) e UCIP (Organização católica internacional de Imprensa).

A SINGIS é uma associação católica internacional, com reconhecimento Pontifício. Seu nome não é uma sigla, mas uma associação mundial se organiza por continentes: América do Norte, América Latina e Caribe, Pacífico, Europa, África e Ásia.

No Brasil sua sede está em São Paulo e no mundo localiza-se em Bruxelas, contando com membros em mais de 100 países e contatos em tantos outros. A SIGNIS representa a mídia católica em várias organizações e instituições governamentais e não governamentais.

A partir da extinção da RCR a SIGNIS sustenta um setor Rádio que trabalha com ardor para integrar as distintas emissoras mantidas pela Igreja no Brasil e para isso o grande desafio é o de romper com os particularismos e individualismo.

Da Rede Aparecida de Evangelização (2003) para a Rede Aparecida de Rádio (2016)

Antecedida pela Rede Azul e Branca formada por emissoras que transmitiam o programa da Consagração, às 15 horas, e transmitindo 03 programações distintas em Ondas Médias (AM), Ondas Tropicais (OT), Ondas Curtas (OC) e Frequência Modulada (FM), fruto de uma parceria entre o Santuário Nacional e a Rádio Aparecida a partir de outubro do dia 03 de outubro de 2003, com a criação do programa “Com a Mãe Aparecida”, transmitido das 20h00 às 5h00, via satélite, surgiu a Rede Aparecida de Evangelização, em parte associada à Rede Católica de Rádio, tendo, porem, uma estrutura e funcionamento próprio.

A Rede Aparecida de Evangelização (RAE) chegou a congregar cerca de 55 emissoras, consolidando-se como uma das maiores coberturas do rádio brasileiro no horário noturno. A característica mais forte era a sua programação ao vivo, mesmo no período da madrugada.

Durante o dia a Rádio Aparecida, enquanto geradora de conteúdo para a Rede Católica de Rádio, se identificava como Rede Aparecida de Comunicação, integrando mais de 100 emissoras de rádio em todo o Brasil. Mas havia uma grande confusão na identificação por parte dos ouvintes, e de desvalorização de marca, pois “no ar”, dependendo do horário, se falava de 04 identidades diferentes.

Em 2016, com o processo de migração do AM para FM, as identidades e marcas anteriores foram substituídas por uma só. A Rede Aparecida de Evangelização e a Rede Aparecida de Comunicação foram sucedidas pela Rede Aparecida de Rádio (RAR) que hoje congrega mais de 100 emissoras espalhadas por quase todos os estados brasileiros.

Pe. José Inácio de Medeiros, CSsR
Rádio Aparecida
Aparecida, 02 de maio de 2023.

 

 

Fotos da Galeria e da capa: Arquivo Histórico da Rádio Aparecida e Província Redentorista de São Paulo.