Pular para o conteúdo
Início » Eleito presidente da CNBB, arcebispo de Porto Alegre fala em continuidade e pede colaboração da imprensa

Eleito presidente da CNBB, arcebispo de Porto Alegre fala em continuidade e pede colaboração da imprensa

  • admin 

“Que seja uma continuidade”. Foi uma das primeiras declarações do recém-eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler, nesta segunda-feira (24/04). O arcebispo de Porto Alegre assume a cadeira ao longo do quadriênio 2023-2027 e já manifestou seu desejo de caminhar em sintonia com a imprensa, especialmente a de inspiração católica, com presença maciça durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida – SP.

Até então 1º vice-presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler olha para a nova atribuição a partir da perspectiva de continuidade, especialmente neste momento em que a Igreja busca firmar a sinodalidade como proposta e missão.

“Desejamos que seja uma continuidade a esse processo que nós estamos vivendo, primeiro por iniciativa do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho), essa consulta que foi feita pra todos os episcopados da América Latina e do Caribe e na sequência nós tivemos então a iniciativa do Santo Padre, em vista do sínodo. Todo esse processo de escuta precisa avançar. E a conferência assumiu isso. Nesse sentido, nós desejamos sim, que esse espírito de sinolidade – que tem até um sinônimo que vem do Conselho Vaticano -, segundo o espírito e comunhão e participação, possa crescer e se consolidar entre nós”, disse o arcebispo.

Poucos minutos após tomar conhecimento do resultado da votação – que foi feita com urnas eletrônicas – o arcebispo, que recebeu 210 votos no terceiro escrutínio, participou de uma entrevista coletiva, onde agradeceu aos jornalistas presentes e ressaltou a importância da “boa imprensa”, pedindo apoio neste novo momento.

“Eu gostaria de agradecer aos senhores e senhoras e pediria que realmente colaborassem conosco neste nesta proposta que nos vem do Papa Francisco, de caminhar na comunhão e na participação e nos ajudar para que a obra da evangelização possa avançar e nós possamos, através dos meios que nós temos à disposição, promover o evangelho do crucificado ressuscitado. Se nós queremos renovar nossas comunidades, se nós queremos de alguma forma colaborar para transformar a nossa realidade, o Evangelho é a referência não outra coisa”.

SIGNIS: por uma gestão frutuosa pelo povo

O presidente da SIGNIS Brasil, Alessandro Gomes, agradeceu a Dom Walmor Oliveira “pela ação profética que teve ao longo desses anos” assim como “por ele ter sido uma voz firme em momentos muito difíceis vividos pelo nosso país”.

“Dom Jaime apresentamos os nossos mais sinceros votos de uma gestão frutuosa em favor do povo de Deus, bem como desejamos que a “paz inquieta” lhe ajude a ter sabedoria na caminhada e que Deus continue abençoando sua missão dele. Pode contar com a SIGNIS Brasil”, disse Gomes.

Trajetória

Catarinense de Gaspar, Dom Jaime Spengler tem 62 anos. No mês de novembro de 2023, completa dez anos como arcebispo de Porto Alegre. Sua ordenação episcopal ocorreu em fevereiro de 2011 em sua cidade natal, Gaspar (SC), quando foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. Dom Jaime Spengler também é membro do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos no Vaticano.

Pela primeira vez na história da CNBB caberá ao arcebispo de Porto Alegre à presidência da conferência, que foi ocupada de maneira interina pelo cardeal Dom Vicente Scherer (1903-1996). Dom Jaime Spengler será o segundo catarinense a ocupar a posição – o primeiro foi Dom Jaime de Barros Câmara, entre os anos de 1958 e 1963.

Com informações da CNBB e Arquidiocese de Porto Alegre

Por Cléo Nascimento