Noventa e uma cidades das regiões Norte e Nordeste deverão ter o sinal analógico de TV desligado no dia 30 maio. Uma pesquisa a ser divulgada nos próximos dias confirmará se pelo menos 90% dos domicílios estão preparados para receber o novo sinal. O índice está determinado na portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Se o número for confirmado, cerca de 12 milhões de moradores de Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Teresina (PI), Manaus (AM), Belém (PA) e municípios vizinhos a estas capitais passarão a receber, exclusivamente, o sinal digital de TV, com imagem e áudio de melhor qualidade.

Com a chegada do novo sinal nessas localidades, mais de 90 milhões de pessoas em todo o Brasil terão em seus lares apenas a TV digital. O processo de desligamento do sinal analógico teve início em março de 2016.

Pelo cronograma do MCTIC, até o final de 2018, mais de 125 milhões de brasileiros serão beneficiados com o sinal digital de TV.

A população cadastrada em programas sociais do governo federal, como por exemplo o Minha Casa Minha Vida, Luz para Todos e Bolsa Família, tem direito a receber gratuitamente o kit digital, composto por cabos, antenas e conversor. Para agendar a retirada do equipamento basta ligar para o número 147.

As pessoas que querem comprar, com preços promocionais, o kit digital, podem participar dos feirões digitais, que acontecem nas cidades que já receberam ou estão prestes a receber o novo sinal. No site http://www.sejadigital.com.br é possível saber o local e data dos feirões.

Patrulha Digital
Alunos voluntários do SENAI, que foram treinados para auxiliar na instalação do conversor e sintonização do sinal digital, estão percorrendo todos os municípios das regiões Norte e Nordeste.

Por meio de parceria entre a ABERT, Seja Digital e SENAI, cerca de 200 mil alunos já receberam treinamento e estão ajudando as famílias, com visitas de casa em casa.

Para o diretor de Projetos Especiais da TV Globo, André Dias, que acompanha os trabalhos da Patrulha Digital, este é um momento gratificante. "É uma honra ter uma equipe comprometida e multiplicadora que, com muito afinco, orienta a população nas comunidades para ativar o equipamento digital e assim ter um sinal de TV mais nítido”, afirma Dias.

Com informações da ABERT