Pessoas de todo o mundo estão se inscrevendo não só para participar do Encontro Mundial das Famílias, mas, também para trabalhar voluntariamente. No último dia 28 de abril, os organizadores do evento computaram 2.500 voluntários inscritos para o evento que se realizará em Dublin, Irlanda, de 21 a 26 de agosto de 2018. O voluntário de número 2.500 é das Filipinas.

Realizado a cada três anos, o evento reúne famílias de todo o mundo para celebrar, rezar e refletir sobre a importância do casamento e da família como a base fundamental da nossa vida, da sociedade e da igreja.

O Encontro Mundial das Famílias é organizado por uma diocese anfitriã escolhida pelo Papa. Para o encontro de 2018, o Papa Francisco escolheu a Arquidiocese de Dublin, na Irlanda.

Para realizar essa tarefa, a Arquidiocese de Dublin nomeou uma equipe para trabalhar com as famílias, jovens, leigos, o clero, religiosos e outros de toda a Irlanda que irão participar juntos no planejamento do evento. O padre Timothy Bartlett foi nomeado secretário geral e Anne Griffin foi nomeada gerente geral do Encontro Mundial das Famílias em 2018.

Com o tema: “O Evangelho da família, alegria para o mundo” o evento tem uma programação que contempla exposições, eventos culturais e concertos por toda a cidade, além de ações solidárias.

Em 21 de agosto será realizada a Inauguração Nacional do Encontro, que acontecerá simultaneamente nas 26 dioceses da ilha da Irlanda.

Em seguida, de 22 a 24 de agosto, será celebrado um Congresso Pastoral no qual desenvolverão diferentes grupos de trabalho, debates e diálogos sobre o tema do Encontro.

No dia 25 de agosto, acontecerá o Festival das Famílias com vários eventos culturais e de oração para as famílias. Finalmente, em 26 de agosto, haverá uma Missa Solene presidida pelo Papa Francisco, com a presença de milhares de pessoas da Irlanda e do mundo.