O Vaticano divulgou nesta terça-feira (24), o calendário de celebrações que serão presididas pelo Papa Francisco nesse fim de ano, em novembro e dezembro.

A programação começa no próximo dia 2 de novembro, Dia de Finados, com a tradicional Missa pelos fiéis falecidos. A celebração será no cemitério americano de Netuno, em Roma, às 15h15 (hora local, 11h15 em Brasília). No dia seguinte, Francisco presidirá a Missa na Basílica Vaticana (11h30, 7h30 em Brasília) em sufrágio dos cardeais e bispos falecidos ao longo do ano.

No dia 19 de novembro, Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco em novembro do ano passado e celebrado no penúltimo domingo do ano litúrgico, o Papa também presidirá uma Missa, às 10h (hora local, 6h em Brasília) na Basílica Vaticana.

De 26 de novembro a 2 de dezembro, o Santo Padre fará uma viagem apostólica a Bangladesh e Myanmar, cuja programação já foi divulgada.

Retornando do continente asiático, Francisco preside, em 8 de dezembro, a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, com um ato de veneração à Imaculada, na Praça Espanha, em Roma, às 16h (hora local, 12h em Brasília).

Na terça-feira, 12, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, o Papa presidirá a Missa para a América Latina. A celebração será na Basílica Vaticana às 18h (hora local, 14h em Brasília).

A véspera de Natal, como de costume, terá Missa presidida pelo Papa Francisco na Basílica Vaticana às 21h30 (hora local, 17h30 em Brasília). Na segunda-feira, 25, Natal do Senhor, o Santo Padre se dirigirá ao balcão central da Basílica Vaticana às 12h (hora local, 8h em Brasília) para a tradicional Benção “Urbi et Orbi”, para todos os povos.

Antes de entrar em 2018, no dia 31 de dezembro Francisco preside as Primeiras Vésperas da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus com o canto litúrgico do Te Deum em ação de graças pelo ano passado. No dia 1º, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz, Francisco presidirá a Santa Missa na Basílica Vaticana às 10h (hora local, 6h em Brasília).

Na Solenidade da Epifania do Senhor, em 6 de janeiro, o Santo Padre presidirá a Missa às 10h (hora local, 6h em Brasília) na Basílica Vaticana. No Domingo, Festa do Batismo do Senhor, a Missa será na Capela Sistina às 9h30 (5h30 em Brasília), com o Batismo de algumas crianças.

Encerrando a programação de janeiro de 2018, o Santo Padre tem na agenda mais uma viagem apostólica ao Chile e Peru, de 15 a 22 de janeiro.