A 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) terminou nesta sexta-feira, 20. A celebração de encerramento contou com o agradecimento do presidente da CNBB, Cardeal Sérgio da Rocha, e com uma mensagem do Papa Francisco, assinada pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e lida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.

Reunidos no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida no Santuário de Aparecida em Aparecida (SP) desde o dia 11 de abril, cera de 355 bispos de todo o país debateram novas diretrizes sobre o tema central: “Diretrizes para a Formação de Presbíteros”.

Os estudos querem, além de uma melhor formação de seminaristas, diáconos e sacerdotes, reforçar a vivência da vocação sacerdotal e uma melhor continuidade da formação sacerdotal durante sua vida religiosa.

No encerramento da 56ª Assembleia, o presidente da CNBB, Cardeal Sérgio da Rocha, pronunciou-se agradecendo a todo os participantes.

O Papa Francisco, enviou uma mensagem em resposta à carta enviada pela CNBB no início da Assembleia que foi lida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.

Na mensagem, Francisco recordou a vivência do Ano do Laicato no Brasil e motivou o episcopado na continuidade dos trabalhos promovidos em parceria com os leigos e leigas. “O Papa os anima neste Ano do Laicato no Brasil a permanecerem atentos ao seu povo (…) ajudando os leigos e leigas a viver, sempre em sintonia com seus pastores, o protagonismo do chamado de ser cada vez mais uma Igreja em Saída”, afirmou o Secretário de Estado do Vaticano.

Dom Sérgio da Rocha convidou todos os bispos presentes para juntos rezarem a oração do Pai-Nosso e a oração de consagração à Virgem de Aparecida. Por fim, o cardeal rezou pelo retorno dos bispos às suas arquidioceses e dioceses de atuação e encerrou a 56ª Assembleia Geral agradecendo ao arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, pelo acolhimento, bem como à imprensa, motoristas e hotelarias pelo apoio.

“Nós queremos, neste momento antes da bênção, suplicar ao Senhor por todos aqueles que estiveram colaborando conosco nestes dias da Assembleia. Reafirmamos nossa gratidão”, afirmou Dom Sérgio.

Signis Brasil/Canção Nova