"Cristãos leigos e leigas comprometidos com a transformação" é o tema da próxima assembleia do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, que ocorre de 31 de maio a 03 de junho, em Belo Horizonte (MG). 

A Igreja no Brasil vivencia em 2018 o Ano do Laicato e a trigésima sétima edição deste encontro que celebra a dinâmica organizativa do laicato e intensifica o processo de organização dos conselhos de leigos e leigos nos âmbitos regional, e principalmente, diocesano, para que se possa concretizar um dos compromissos do documento 105 da CNBB que é propiciar a organização desses organismos.

Nesta edição, o encontro conta com a assessoria de Moema Miranda, leiga franciscana, antropóloga e assessora da REPAM-Brasil, que fará uma análise de conjuntura do país trazendo as principais questões políticas, econômicas e sociais, e Daniel Seidl para aprofundar a temática da contribuição dos leigos no processo de transformação e a sua atuação na Igreja e na sociedade.

A assembleia terá também a presença do poeta, cantor e compositor, Zé Vicente, para uma ciranda de arte e cultura com o laicato presente na assembleia. 

O evento reunirá entre delegados e convidados aproximadamente 200 pessoas, leigos e leigas dos regionais, das organizações filiadas e convidados de associações laicais de carisma de congregações e outras articulações", esclarece a presidente.