Quebrando a tradição em São João de Latrão, o Papa Francisco dirigiu-se ao litoral romano, na localidade de Ostia para presidir, na tarde do último domingo (03) a santa missa e procissão de Corpus Christi na localidade de Ostia.

Todos os anos, Paulo VI realizava a procissão com o Santíssimo Sacramento numa diferente região de Roma e cinquenta anos atrás foi justamente Ostia a acolher o Papa Francisco, seguindo assim, os mesmos passos de Paulo IV.

A missa foi celebrada diante da praça da paróquia de Santa Mônica, com a participação de milhares de fiéis das oito paróquias do litoral romano.

Na homilia, Francisco comentou o Evangelho do dia, concentrando-se em especial sobre o verbo que aparece várias vezes na narração da Última Ceia: preparar.

Depois da Santa Missa, o Papa Francisco presidiu à procissão com o Santíssimo, percorrendo uma distância de cerca de um quilômetro, passando por algumas ruas da localidade na costa romana.

A procissão se concluiu no estacionamento na via della Martinica, perto da paróquia de Nossa Senhora de Bonaria, onde o Santo Padre concedeu a bênção eucarística.