A IV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL PARA O EQUILÍBRIO DO MUNDO acontece em Havana, Cuba, entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2019.

 

          Na "II Conferência Internacional com todos e para o bem de todos", realizada em janeiro de 2016, participaram cerca de 1.000 delegados de 56 países, e teve suas apresentações, painéis e reflexões publicadas em livro digital distribuídos em universidades e bibliotecas de vários países. Para o fórum de 2019, pretende-se repetir a mesma iniciativa.

 

          Os participantes da Conferência de 2019 receberão certificados com créditos acadêmicos.


         Serão debatidos os seguintes temas no Fórum: 'A importância do diálogo intercultural', 'O papel e os desafios dos novos movimentos sociais', 'A luta pela paz', 'A solidariedade como alicerce da convivência', 'A necessidade de deter a incessante destruição de ecossistemas vitais para a existência de nossa espécie' , 'Os riscos e as benesses do desenvolvimento tecnológico e científico', 'O acesso à educação e à cultura para o exercício dos direitos humanos básicos no século XXI', 'A luta contra todas as formas de discriminação (gênero, raça, credo, condição social etc) que legitimam a desigualdade e criminalizam a luta pela justiça social, 'O papel das organizações de defesa das mulheres na transformação social. O direito da mulher na sociedade', 'O papel da juventude, dos estudantes e das suas organizações e suas inserções nos processos de mudança da sociedade',  'As organizações religiosas. O ecumenismo e diálogo inter-religioso, sua contribuição à paz e ao almejado mundo para pessoas de boa vontade', 'Populações indígenas e minorias étnicas: a necessidade de políticas de inclusão e respeito face à exclusão e marginalização', 'A justiça como valor universal de paz', entre outros.


 
          O programa científico da Conferência incluirá – além das comissões temáticas, onde se debaterão os assuntos propostos, intervenções especiais, painéis sobre questões de interesses internacionais, simpósio sobre bioética e desenvolvimento, fórum juvenil de amplo espectro, e outras modalidades de reflexão.

 

          O Projeto José Martí de Solidariedade Internacional, apoiado pela UNESCO, foi criado em 2003, e aprovado pela Conferência Geral daquela organização. Conta com a parceria da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), e outras instituições internacionais de diferentes naturezas unidas ao Projeto, cuja direção é feita por um órgão colegiado integrado por mais de 30 renomados intelectuais de vários países, formando o Conselho Mundial. Do Brasil, participa Frei Betto, escritor e assessor de movimentos pastorais e sociais.

 


Informações adicionais e contatos:


Comitê Organizador do evento: hpardo@cubarte.cult.cu  e jmarti@cubarte.cult.cu, Tel: (537)8382233/8382297/8382298, Fax: (537) 833981/ 8364756

Comitê Organizador – Calle Calzada no 803, entre 2 y 4, Vedado, La Habana, Cuba. Código Postal 10400. 

Site: htpp://www.porequilibriodelmundocuba.com
 



Signis Brasil/Assessoria