No dia 30 de setembro, foi realizado o curso “Comunicação socioambiental: diálogos educomunicativos”, em São Paulo, uma parceria com o apoio da Signis Brasil e o Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC).

Com a Assessoria da profa. Carmen Gattás, doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP), a  partir dos contributos da Comunicação e da Educação Ambiental, o curso abordou, de forma  teórico-prática, os processos comunicacionais de natureza socioambiental, tendo em conta a mobilização dos meios de comunicação no cuidado da Criação e da natureza.  Participaram associados da Signis Brasil e interessados. Pela Diretoria da Signis Brasil, participou padre Sérgio Gheller.

Para Helen Sara M. Ribeiro, foi “interessante conhecer grupos que se movimentam pra cuidar do meio ambiente e que a educação ambiental não é apenas separar o lixo, mas precisa ser uma cultura”.  A partir das discussões e da necessidade de que os meios de comunicação católicos e de inspiração cristã tenham projetos mobilizadores em favor do meio ambiente, os participantes criaram um vídeo “Mãos que constroem Educomunicação”.

Dessa forma, a intenção é de que as mídias, do impresso ao digital, estejam a serviço  de projetos de comunicação socioambiental. Ao assistir o trabalho, a professora Sandra Falcão, assim se expressou: “Mensagem socioambiental passada com concisão imagética e trilha sonora linda, com som límpido!” 

Por Ir. Helena Corazza