O sinal digital já está em São Luís (MA) e 10 cidades vizinhas e também em Bauru e outras noves cidades do interior de São Paulo. A partir desta quinta-feira, dia 29, cerca de 2 milhões de pessoas passam a utilizar o novo sinal.

 

Pesquisa Ibope mostrou que 95% dos domicílios da região de São Luís já estão aptos a receber o novo sinal. Em Bauru, o levantamento apontou que 91% dos lares estão preparados para as transmissões digitais. Segundo portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o sinal analógico só pode ser desligado nas cidades que tenham, no mínimo, 90% dos domicílios preparados para o sinal digital de TV aberta e terrestre.

 

Em Presidente Prudente, São José do Rio Preto e mais 42 municípios de São Paulo o desligamento do sinal analógico começou de forma escalonada e vai até o dia 18 de abril. Nessas cidades, a pesquisa apontou 89% dos domicílios aptos.

 

Durante a assinatura da portaria que autorizou o desligamento do sinal analógico em São Luís e Bauru, o ministro Gilberto Kassab comemorou o andamento do processo de chegada da TV digital no Brasil.

 

“O processo de implementação da TV digital é um sucesso. Estamos beneficiando milhares de brasileiros e até o momento sem nenhum problema ou queixa da população”, disse.

 

De acordo com o cronograma do governo, até agosto todas as capitais brasileiras terão o sinal digital de TV. Até o final deste ano, aproximadamente 125 milhões de pessoas assistirão apenas transmissões digitais.

 


Signis Brasil/ABERT