O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que  desenvolve exames, pesquisas e estatísticas sobre a educação brasileira, realiza em 2018 a segunda edição do Prêmio Inep de Jornalismo. A iniciativa é uma parceria com a Organização de Estados Ibero-Americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

 

O objetivo é prestigiar trabalhos jornalísticos que mais contribuem para o entendimento da importância dos exames, avaliações e estatísticas feitas pelo Inep para o monitoramento e desenvolvimento das políticas públicas de educação no Brasil.



As reportagens devem ter sido veiculadas entre 14/11/2017 e 19/11/2018, e podem ser inscritas nas categorias: “Exames, Avaliações e Estatísticas da Educação Básica” e “Exames, Avaliações e Estatísticas da Educação Superior”.

 

Exames, Avaliações e Estatísticas da Educação Básica - Nesta categoria podem concorrer reportagens que utilizem informações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb); do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja); do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa); do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); do Censo da Educação Básica; Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Pesquisa Talis); e do relatório Education at a Glance (EaG).

 

Exames, Avaliações e Estatísticas da Educação Superior - Nesta categoria podem concorrer reportagens que utilizem informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade); do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior; do Censo da Educação Superior; e do relatório Education at a Glance (EaG).

 

Ambas categorias contemplarão as melhores reportagens em mídia impressa, TV, rádio e internet, além de um Grande Prêmio para o melhor trabalho de cada categoria. Serão distribuídos R$ 136 mil em prêmios, além de troféu e certificado.

 

 

Signis Brasil/TudoRádio