A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de São Luís realiza, no dia 28 de janeiro, das 8h às 18h, o IV Encontro de Comunicadores Arquidiocesano, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cohab. O evento quer reunir um bom número de comunicadores católicos para falar sobre o “Protagonismo dos leigos na comunicação evangelizadora”, em comunhão com o Ano Nacional do Laicato, convocado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

Com o intuito de aprofundar a discussão, o evento terá a assessoria de profissionais da comunicação e da Igreja de São Luís. Padre Gutemberg Feitosa, por exemplo, é jornalista, pároco solidário do Santuário São José de Ribamar, diretor da Rádio Educadora e da Fundel e Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação (São Luís). Ele vai abordar a apresentação do Documento 105, da CNBB, "Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade", no qual o cristão leigo é compreendido como sujeito eclesial, aberto ao diálogo, à colaboração e à corresponsabilidade com os pastores.


 
Haverá também a apresentação da Mensagem do Papa Francisco para o 52° Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema é "Notícias falsas e Jornalismo de Paz" e o lema "A verdade vos tornará livres" (Jo 8, 32), pelo jornalista Ricardo Alvarenga, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), com pesquisa na área de interfaces comunicacionais, com foco na temática Comunicação e Igreja Católica.

 

O tema central do evento, "Protagonismo dos Leigos na Comunicação Evangelizadora", segundo o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, Capítulo V, ficará por conta do jornalista Edvaldo Teixeira, Mestre em Comunicação Social, Especialista em Catequética, Ética e Filosofia Política, Professor de Filosofia, Comunicação e Bioética e desenvolvedor de pesquisa na área de comunicação, religiosidade e cultura popular.

 

A coordenação do IV Encontro espera a presença de comunicadores que atuam na Arquidiocese de São Luís, nas pastorais de comunicação, ministérios, secretarias, novas comunidades, e ainda do público interessado na temática.


A finalidade é integrar e capacitar os comunicadores sobre o protagonismo leigo, por meio das orientações do documento 105 e também do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, sobretudo, fortalecendo a espiritualidade e o trabalho das pastorais da comunicação. 


O evento se encerrará com Missa presidida por dom José Belisário, arcebispo metropolitano de São Luís, e bispo referencial para a comunicação do Regional Nordeste V da CNBB.


O evento é aberto a todos os interessados, participantes ou não de equipes de comunicação.

 

As inscrições poderão por meio do link: https://goo.gl/forms/rjmGKvNnBE6EZyZF3, ou pelo e-mail: ecaslz2018@gmail.com, informando nome completo, telefone, e-mail, paróquia/comunidade/pastoral. 

 

No dia do evento é preciso pagar o valor de R$ 10,00 junto à equipe de secretaria, que dá direito ao almoço e lanches.

 


Serviço:
IV Encontro de Comunicadores da Arquidiocese de São Luís
28 de janeiro (domingo), das 8h às 18h.
Contatos:
Rosângela Garcês (Duda): 98 98164 2969 / garces15_rosangela@outlook.com
Dorivan Lima: 98 98864 2683 / dorivan.ferreira16@gmail.com
Raíssa Farias: 98 99971 5143 / raissafarias@hotmail.com
Ariana Frós: 98 98855 2655 / arianafros@gmail.com

 

 

Signis Brasil/Arq. São Luís - MA