Mar del Plata foi, nesta ocasião, a cidade onde estudantes entre 14 e 18 anos tiveram a oportunidade de participar de “Cine Mundo Chico”, projeto desenvolvido por SIGNIS Argentina.

 

A iniciativa aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro, no Centro Cultural Soriano – entidade dependente da Secretaria de Cultura de Mar del Plata – e esteve a cargo dos capacitadores Lidia Greco (coordenadora do ciclo), Alicia Capdeville, José Luis Armentano e Miguel Monforte, vice-presidente de SIGNIS Argentina.

 

Cerca de 250 estudantes de instituições educativas EES 46, EES 34, Colégio Tomás Alva Edison, Escola Secundária Básica EEST 4, ES 20, Colégio IDRA e EMES 206, em companhia de 14 docentes das referidas escolas, formaram parte da iniciativa.

 

Desta vez, o filme analisado foi “Siete Cajas” (2013), reconhecida produção audiovisual paraguaia que narra as peripécias de um adolescente que tenta transportar várias caixas de conteúdo desconhecido por um mercado.

 

O trabalho se desenvolveu em várias etapas. Após assistirem o filme, os estudantes se dividiram em grupos de três para dialogar sobre as sensações sentidas e, posteriormente, apresentavam as principais conclusões.

 

“A participação evidenciou o alto grau de consciência social destes jovens, além de suas origens e faixas etárias”, disse Miguel Monforte.

 

Por outro lado, os docentes receberam guias didáticas dos organizadores, para o caso de quererem prosseguir com o estudo do filme dentro de sala de aula.

 

Do mesmo modo, eles manifestaram o interesse de repetir a experiência  ou participar de outras similares. Concordam em permitir os jovens aprendam aprendam em outros espaços além da escola, assim como compartilhar com estudantes de outros colégios, é muito enriquecedor.

 

Também valorizaram as capacitações prévias em educomunicação organizadas por SIGNIS Argentina, muitas delas levadas a cabo pelo educomunicador Carlos Ferraro, presidente de SIGNIS ALC.

 

“Cine Mundo Chico” é focado em estudantes de escolas de ensino médio do último ano, públicas e privadas, confessionais ou não confessionais. Caso tenham interesse em solicitar o serviço ou obter mais informações, envie um e-mail para secretaria@signis.org.ar

 

Por este link, também é possível ter acesso a várias guias didáticas de filmes trabalhadas em programações anteriores.

 

 

 

 

Signis Brasil/ Miguel Monforte, vice-presidente de SIGNIS Argentina.