A Cáritas Mexicana, Instituto Mexicano de Doutrina Social Cristã, IMDOSOC, lançaram uma oficina de treinamento que busca construir a cidadania para combater a corrupção, o crime e a violência no México. O workshop Transforming Our Environment (Transformando Nosso Ambiente) surgiu da necessidade de fornecer à população ferramentas para construir cidadania responsável e participativa, na perspectiva de responder aos problemas mais sérios que o México enfrenta, como a corrupção.

 

Esta iniciativa está em andamento em 7 províncias do México e, embora seja destinada principalmente a encorajar as pessoas da Igreja, o workshop também está aberto à participação do público em geral interessado em treinamento sobre o tema da cidadania e participação.

 

Em diálogo com SIGNIS ALC, o secretário da Justiça, Paz, Reconciliação, Fé e Política da Cáritas México, Jimena Esquivel, explicou que as oficinas buscam "encorajar a participação cidadã para além dos processos eleitorais, aproveitando o quadro que este processo nos gera, desde julho de 2018 teremos eleições aqui no México, no entanto, a aposta é antes construir cidadãos a tempo inteiro".

 

Ele acrescentou que a iniciativa de treinamento visa incentivar a participação cidadã diariamente, ou seja, que a população "assume-se como cidadão", conhecendo seus direitos e fazendo um exercício adequado destes.

 

"Estamos muito interessados ​​em realizar o workshop e fornecer ferramentas aos agentes pastorais para que eles possam exercer sua cidadania e replicá-lo em suas comunidades. No final disso, os participantes farão um projeto cidadão específico, localizável e pequeno, mas com a ideia de que aqueles que participam possam perceber que, para transformar seu meio ambiente, é necessário se envolver. (...) Até agora, foram realizadas oficinas aos agentes pastorais com o propósito de que eles estão se multiplicando agentes em suas próprias dioceses, para que as experiências e o aprendizado possam alcançar todos os níveis (eclesiais): diocesano, paroquial e, acima de tudo, tudo, comunidade”, afirmou.

 

O workshop foi realizado nos dias 8 e 9 de março na diocese de Aguascalientes, mas, a partir de agora, outras oficinas serão realizadas em outras dioceses e jurisdições eclesiásticas. Assim, o programa inclui a realização do workshop na diocese do Cd. Altamirano nos dias 13 e 14 de março; na diocese de Zamora nos dias 17 e 18 de março; E da mesma forma, na diocese de Matamoros, será realizada no dia 17 de março. Enquanto a Diocese de Tijuana está trabalhando durante a Quaresma.

 

O material e o conteúdo do curso estão disponíveis para download gratuito na página de Cáritas Mexicana. Confome explicado, "qualquer pessoa pode solicitar e solicitar o workshop e, ao mesmo tempo, receber treinamento do CEPS - Cáritas Mexicana ou IMDOSOC".

 

Para mais informações, entre em contato com o Mestre Jimena Esquivel Leautaud, Secretário da Dimensão da Justiça, Paz, Reconciliação, Fé e Política, de Cáritas México, por meio dos e-mails feypolitica@ceps.org.mx ou jimena_el@hotmail.com. Também com Karina Victoria Frías Ureña, da Equipe do Projeto: paz2@ceps.org.mx




Signis Brasil/Signis ALC