O “Facebook Live”, transmissão interativa administrada pelo Facebook, tem crescido entre as emissoras brasileiras. E uma empresa de São Paulo, a Cross Host, apresentou ao mercado uma solução que facilita o uso do “FB Live” pelas rádios – ela é acessível por um navegador e permite que a emissora agende os horários de transmissão, tornando-a automática. Também se pode utilizar uma câmera já presente no estúdio da rádio e fazer uma transmissão para mais de uma página no Facebook.



A novidade dispensa o uso do celular (apesar de se poder utilizá-lo) ou a necessidade de fazer download de algum programa para transmitir. A partir de um painel de administração acessado via navegador, se programam horários e dias de transmissão via “FB Live”. 

 

Além disso, há espaço para incluir uma arte padronizada da emissora, como logotipos e GCs. As informações podem ser programadas e também alteradas em tempo real, e a programação ainda acaba com custos de suíte e outras operações.


 

Dentre os tipos de câmera que podem ser usadas, está uma webcam simples, celulares, tablets, laptops e até um sistema de várias câmeras em Full HD, se adequando assim com a estrutura da emissora.

 


Mais de uma página -  A transmissão no FB Live pode ser feita para mais de uma página no Facebook. Por exemplo: uma determinada rádio pode agendar o “FB Live” para a sua fan-page no Facebook, para a página do programa/atração que será transmitido ou ainda para a página/perfil do apresentador. Ainda se pode transmitir para grupos abertos ou fechados do Facebook, gerando possibilidades de promoções e ações entre ouvintes e clientes das emissoras.

 

A ferramenta da Cross Host se comunica direto com as páginas cadastradas no sistema, o que não torna necessário que o programador saiba ou utilize as senhas e perfis das páginas que receberão a transmissão. A autenticação é feita apenas uma vez durante a configuração da ferramenta na emissora.



Mais detalhes sobre a ferramenta podem ser obtidas pelo http://www.crosshost.com.br/fb-live/





RCR/TudoRádio