O Grupo de Implantação da TV Digital (GIRED) decidiu na terça-feira, dia 07, fazer proposta ao Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, para que o sinal analógico de TV em Belo Horizonte seja adiado para dia 22 de novembro. Isso porque constatou-se que faltava 0,7 ponto percentual para a meta de 90% de domicílios com sinal digital – condição necessária para o desligamento.

 

O grupo também resolveu antecipar de 28/11/2018 para 14/08/2018 a data de desligamento do sinal analógico nas capitais da região Norte do país: Boa Vista (RR), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). A intenção é evitar que ele coincida com o período eleitoral no Brasil.
 

A pesquisa do Ibope registrou que aproximadamente 10% das residências em Belo Horizonte ainda utilizam sinal analógico. A pesquisa foi aplicada na cidade e em 38 cidades do entorno entre os dias 24/10 e 04/11. A amostra de BH incluiu 1.078 entrevistas, sendo que no entorno foram realizadas 1.526 entrevistas.
 

A digitalização da TV aberta proporcionará melhor qualidade de som e imagem, além de outras vantagens, como a interatividade. Com o desligamento do sinal, a faixa de 700 MHz será liberada, ela é hoje ocupada por canais de TV aberta em tecnologia analógica. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração - com maior velocidade no país.

 

O sinal será desligado nos seguintes municípios de Minas Gerais: Araçaí, Baldim, Betim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Funilândia, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itaúna, Jequitibá, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.
 

A previsão do GIRED é que o próximo desligamento aconteça no interior de São Paulo, nas cidades de Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e Vale do Paraíba no dia 29/11 e, em 2018, o desligamento será realizado na região Sul (Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre), no dia 31 de janeiro.

 

 

Signis Brasil/Telesíntese