Com o tema: “Violações à liberdade de expressão” está acontecendo, nesta quinta-feira (03), em Brasília (DF), a 10ª Edição do Fórum da Liberdade de Imprensa & Democracia organizado pelo Portal Imprensa com o patrocínio da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e o apoio da OAB-DF, Maxpress e ABRAJI.

A data também celebra o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Com entrada gratuita no Auditório da OAB-DF, o evento reúne das 14h às 18h, jornalistas, especialistas e autoridades para discutir os desafios da liberdade de imprensa no Brasil e as interferências na prática jornalística.  
 
A razão pela qual o projeto é abraçado há tanto tempo pelos apoiadores e pelos patrocinadores que nele investem é que ainda há muito o que se debater para garantir a liberdade de imprensa no país e, por consequência, a democracia.
 
Em fevereiro deste ano, a ABERT divulgou os casos de assassinatos, agressões, ameaças, intimidações, censura e ataques aos jornalistas e veículos de comunicação que aconteceram em 2017. O Relatório ABERT sobre Violações à Liberdade de Expressão no Brasil registrou um caso de assassinato de jornalista e 82 de violência não-letal, que envolveram pelo menos 116 profissionais e veículos de imprensa. Esses números apresentados continuam mostrando que há uma incompreensão da atividade jornalística no Brasil.