Desde quinta-feira, dia 1º, 3,8 milhões de paranaenses passaram a ter acesso ao sinal digital gratuito de TV aberta. O processo de desligamento da TV analógica foi concluído em Curitiba (PR) e outros 26 municípios.

 

Para o diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik, garantir à população a continuidade do serviço gratuito é um marco importante para brasileiros e emissoras de TV.

 

“Chegar aonde chegamos, com projetos fortes e concretos que ajudam no processo de digitalização, e melhor, ser considerado um case de sucesso para outros países, é, realmente, espetacular. Tem sido um trabalho incessante que envolve emissoras de TV, entidades públicas e população, com um resultado muito gratificante”, afirma Antonik.

 

Desligamentos escalonados - De acordo com portaria do governo federal, para o desligamento do sinal analógico acontecer pelo menos 90% dos domicílios devem estar aptos a receber o sinal digital. Para as regiões de Franca e Ribeirão Preto (SP), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), o Gired (grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil) resolveu, em reunião na terça-feira, dia 30, que o desligamento vai seguir o cronograma do MCTIC, mas de forma escalonada, com início na quarta-feira, 31, e término em 14 de março.

 

A decisão pelo desligamento escalonado veio depois análise do resultado de pesquisa do Ibope com os percentuais de domicílios digitalizados e o número de cidades: 186 no total.

 

O cronograma em Ribeirão Preto e Franca já havia sido alterado, pois a data prevista para o desligamento era 30 de novembro de 2017. Com o resultado da pesquisa (89%), o desligamento definitivo será em 21 de fevereiro.

 

Florianópolis também tem 89% dos domicílios prontos para o sinal digital. A data final para o desligamento será 28 de fevereiro. Em Porto Alegre, 88% o desligamento passou para o dia 14 de março.

 

A decisão do Gired dispensa novas pesquisas ou aferições e as emissoras que desejarem poderão desligar seus transmissores antes, porém nunca após a data final estabelecida.

 

Patrulha Digital e Feirões Digitais - A Seja Digital, entidade responsável pelo desligamento da TV analógica em todo o Brasil, continuará com o agendamento e entrega dos kits digitais gratuitos às famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal, como, por exemplo, o Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e Luz para Todos. O agendamento e retirada pode ser feito pelo número 147. A ligação é gratuita.

 

Os moradores que quiserem adquirir televisores e kits com antena, controle e conversor digital com desconto, poderão participar dos Feirões Digitais, que acontecem em parceria com lojas de eletrônicos de várias regiões.

 

 

Signis Brasil/ABERT